Share This Article
Nada de paredes de concreto ou carteiras! O conceito de conectar crianças à natureza quando estão na escola para que aprendam com mais facilidade e qualidade e tenham mais saúde, entre outros benefícios, já é conhecido – e defendido! – mundialmente.
A novidade agora é que a rede pública de ensino da cidade de Jundiaí, em São Paulo, resolveu adotar de vez a prática, que está chamando de “desemparedamento“.
A iniciativa de ter “salas de aula” a céu aberto começou a ser estudada por conta da pandemia, como alternativa para garantir o retorno das aulas na cidade de forma segura para as crianças. Mas os resultados estão sendo tão positivos que a gestão pública já garantiu que vai adotar a prática de forma permanente.
Matemática, Português, Ciências… Todas as disciplinas são ensinadas em espaços abertos, com muito verde. A prefeitura construiu inclusive uma área exclusiva, o Mundo das Crianças, para atividades lúdicas ao ar livre. No lugar, entre outras atrações, há casa da árvore, foguete, pomar, riacho, quadras, paredes de escalada e escorregadores, além de muita natureza. Tudo para aprender com qualidade!
A ideia é que o Mundo das Crianças seja frequentado pelas turmas de todas as escolas públicas da cidade para atividades especiais e também seja usado como alternativa para as escolas que, em suas sedes, não possuem áreas verdes para aplicar o ‘desemparedamento’. Os complexos esportivos de Jundiaí também são oferecidos aos colégios como alternativa nesses casos.
Segundo a prefeitura, as 108 escolas públicas do município já aderiram ao “desemparedamento”, o que levou a cidade de Jundiaí a ser, inclusive, reconhecida internacionalmente pela organização Child Rights International Network.
Que sirva de inspiração para outras cidades de todo o país!