Share This Article
Você já ouviu falar nas PANCs? São Plantas Alimentícias Não-Convencionais. Hortaliças que, muitas vezes, são mais nutritivas do que as que sempre colocamos no prato – como alface, por exemplo – e de fácil cultivo, mas que são pouquíssimo consumidas pela população, exatamente porque não se fala muito a respeito delas. Alguém aí lembra de ter aprendido sobre PANCs na escola?
Para mudar essa realidade – e, de quebra, oferecer uma alimentação mais saudável aos alunos -, a prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo, lançou o projeto Inova na Horta, que visa implementar hortas com PANCs em 100% das escolas públicas do município.
Com a iniciativa, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o assunto na teoria e também na prática, já que são responsáveis por cultivar as PANCs nas hortas de suas escolas, sob a supervisão dos professores – que previamente são treinados por uma equipe técnica. São quase 30 espécies do tipo cultivadas nas instituições de ensino. Entre elas, ora-pro-nobis, nirá chaya e vinagreira.
Mais do que isso: os estudantes passam a se alimentar melhor, já que todas as PANCs cultivadas no local são incorporadas nos bolos, sucos e saladas servidos às crianças na merenda escolar. Para tanto, as cozinheiras das unidades educacionais também são previamente treinadas para preparar os alimentos com sabor e sem perder seus nutrientes.
Mais de 50% das escolas públicas de Jundiaí já estão com a iniciativa implementada e a expectativa é de que 100% delas sejam beneficiadas com o Inova na Horta. Bora plantar PANCs!