Share This Article
Frango, peixe, carnes vermelhas e queijo eram alimentos comuns na mesa da Escola Internacional Alemã, instituição escolar localizada em Chennai, na Índia. No entanto, com o início do programa de acolhimento de animais abandonados da escola, o desconforto e dilema ético começou: por que comer alguns bichos e resgatar outros? As crianças e professores então passaram a evitar alimentos de origem animal.
A decisão de abolir esse tipo de comida do cardápio da cantina e adotar uma dieta vegana foi conjunta. “Era difícil comer carne enquanto uma cabra era criada em nossos jardins. Não parecia correto. Nós queremos reduzir o impacto humano no meio ambiente e parar de comer carne é a maneira mais simples possível de fazer isso”, explicou Thomas Pallushek, orientador da escola.
Leia também: Vegetarianos vivem 20% mais, garante estudo
O processo foi gradual: primeiro a cozinha reduziu a quantidade de carnes e laticínios do cardápio pela metade no ano de 2016. Até que, em 2017, decidiram eliminar completamente os alimentos da dieta das crianças e funcionários. Agora no prato vemos apenas legumes, grãos, frutas, verduras e carnes e queijos veganos.
Para ajudar no processo, o tema foi exaustivamente debatido na sala de aula e o assunto foi fortemente encorajado no ambiente familiar também. Alguns pais alegam, inclusive, que em casa não é possível seguir a dieta, mas que os alunos adoram na escola!
Por enquanto, todos são só elogios à medida: além de de criar cidadãos com responsabilidade socioambiental, a escola acaba ajudando na saúde dos pequenos, já que foi comprovado que dieta vegana ajuda a reduzir doenças no coração.
E você, é a favor?
Foto: Tony Webster/Creative Commons