Share This Article
A imagem (chocante!) clicada pelo fotógrafo Justin Hofman de um cavalo-marinho carregando um cotonete em alto-mar, que divulgamos aqui no The Greenest Post, fez muita gente parar para repensar seus hábitos de higiene… Pois, na Escócia, parou-se de só refletir a respeito e se partiu para a ação: o uso de plástico na produção de cotonetes está proibido no país, que a partir de agora só comercializará cotonetes feitos de papel.
A medida é uma das ações para reduzir a quantidade de plástico no oceano. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Roseanna Cunningham, várias campanhas foram realizadas com o objetivo de conscientizar a população escocesa a parar de jogar cotonetes em vasos sanitários. Sem sucesso, o governo partiu para a proibição.
O país possui um excelente sistema de tratamento de água. O processo, no entanto, não dá conta de filtrar pequenos pedaços de plástico, que acabam indo direto para o oceano. “Isso pode matar animais marinhos e aves. Estamos falando de vidas!”, diz a secretária.
Estima-se que, com esta ação, será possível reduzir a quantidade de poluição plástica marinha da Escócia pela metade! De quebra, muitos otorrinos agradecem, já que a prática de limpar os ouvidos diariamente com cotonetes é contraindicada por grande parte dos médicos.
Foto: Marcelo Nava/Creative Commons