Share This Article
Tramita, no Senado Federal, Projeto de Lei que prevê o ensino obrigatório da Língua Brasileira de Sinais – mais conhecida como Libras – nas escolas de todo o Brasil.
Caso o PL 5.961/2019 seja aprovado, a disciplina deverá ser incluída na grade curricular dos alunos de Ensino Fundamental e Médio de todas as instituições públicas e privadas do país.
A intenção é promover a inclusão plena dos mais de 10 milhões de deficientes auditivos que vivem, atualmente, no Brasil – representando 5% da população do país. Mas não só: o texto do PL defende que, ao incluir Libras na grade de aprendizado de todos os alunos, ouvintes e não-ouvintes, tem-se uma valiosa oportunidade de ensinar sobre respeito à diferença, cuidado com o outro e relevância de todas as formas de comunicação verbais e não-verbais.
O andamento do Projeto de Lei está parado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte desde 2019, quando foi criado, “por conta da pandemia”, segundo o Legislativo. Mas prefeituras de municípios de todo o Brasil estão se mobilizando para enviar monções de apoio ao projeto e, assim, pressionar o Senado a dar andamento às suas discussões.
Chega de nadar, nadar e morrer na praia, né Brasil?