Share This Article
As estatísticas brasileiras em relação ao meio ambiente são, muitas vezes, alarmantes. Em primeiro lugar, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo e esses números não param de crescer! Além disso, em 2019, 79 milhões toneladas de lixo foram produzidas no país. Isso representa cerca de 12 milhões de toneladas a mais do que em 2010. No entanto, o mais preocupante é que estima-se que apenas 4% a 5% do lixo produzido no Brasil é reciclado. Mas como podemos mudar isso?
Sabemos sobre as consequências da produção exagerada e descarte inapropriado do lixo. Mas você já conversou com as crianças sobre isso?
Mais do que conversar, é dever dos adultos demonstrarem como podemos respeitar o meio ambiente. Às vezes, não percebemos como pequenos gestos podem impactar os hábitos das crianças! Pensando nisso, reunimos uma lista de dicas que te ajudarão a produzir menos lixo, conversar sobre o tema com as crianças e economizar (muito) dinheiro! Lembre-se que nunca é cedo ou tarde demais para tomar iniciativas que irão deixar um planeta saudável para as próximas gerações.
Como produzir menos lixo desde os primeiros anos de vida:
1 – Substitua fraldas descartáveis por fraldas de pano!
As fraldas de pano trazem inúmeros benefícios e podem ser usadas desde o primeiro dia de vida do bebê! Um bebê usa 1.500 fraldas só em seu primeiro ano de vida. Isso significa cerca de 5.000 até que não precise mais delas! Assustador, não é? Ao adotarem as fraldas ecológicas, as famílias não estão somente fazendo um favor ao planeta, mas também as suas finanças! Além disso, muitos pais e babás relatam que as fraldas de pano reduzem as assaduras e desconfortos causados pelas fraldas descartáveis.
Foto: fralda de pano (canva pro)
2 – Utilize escovas de dentes biodegradáveis!
Você sabia que uma simples escova de dentes pode levar até 500 anos para se decompor? Uma vez que descartamos uma escova de dentes a cada três meses, o impacto disso na natureza é gigante! Felizmente, hoje em dia podemos encontrar escovas de dentes feitas com materiais sustentáveis. Um exemplo disso é a escova de bambu! A escova de bambu é 96% biodegradável, enquanto as convencionais de plástico são 0% biodegradáveis. Você pode encontrar escovas de dentes sustentáveis na internet e farmácias. Além disso, uma dica ainda mais valiosa é apoiar um comerciante local independente na sua cidade que produza esse tipo de material!
Foto: escova de dentes de bambu (canva pro)
3 – Dê prioridade para brinquedos de madeira
Você tem ou já teve um brinquedo de madeira? É muito comum encontrarmos todo tipo de brinquedo feito de plástico. Infelizmente, muitas vezes esses brinquedos são aproveitados pelas crianças por pouco tempo e depois descartados ou perdidos. Por outro lado, os brinquedos de madeira também fazem muito sucesso entre os papais, babás e crianças. Seu sucesso pode ser explicado por alguns fatores como:
- Durabilidade: por serem feitos de um material mais resistente, os brinquedos de madeira tendem a durar mais tempo;
- Material: Ao contrário do plástico, a madeira não possui toxinas, por isso são mais saudáveis para as horas de brincadeiras;
- Sustentabilidade: A madeira possui um tempo de decomposição no meio ambiente mais curto, além da indústria da madeira ser mais amigável do que do plástico!
Foto: brinquedos de madeira (canva pro)
Que tal presentear uma criança com um brinquedo de madeira?
4 – Compre artigos infantis de segunda mão ou troque com amigos e familiares!
Muitas pessoas têm preconceito com artigos de segunda mão. No entanto, muitas vezes essas pessoas ainda não deram uma oportunidade a essa prática. Todos sabemos que principalmente crianças e bebês “perdem” artigos com muita facilidade. Eventualmente eles crescem e as roupas, sapatos e acessórios não os servem mais. Além disso, enjoam de seus brinquedos, ou os mesmos já não são mais apropriados para suas idades. Por isso, comprar artigos de segunda mão pode ser uma iniciativa que irá facilitar a vida e o bolso dos pais, enquanto também cuida do meio ambiente. Caso você tenha dificuldade em adquirir artigos de segunda mão, uma boa alternativa é começar trocando ou emprestando artigos entre amigos e familiares!
Foto: venda de garagem (canva pro)
5 – Evite produtos industrializados ou embalados
Evite comprar ou oferecer produtos que vêm dentro de embalagens às crianças! Os benefícios à saúde de descascar mais do que desembalar são óbvios. Do mesmo modo, isso pode fazer uma grande diferença no planeta! Para lanches escolares, procure enviar frutas que vêm dentro de cascas. Dois exemplos adorados pelos pequenos são a laranja e a tangerina.
Falar sobre lixo não significa apenas produzir menos. O descarte inapropriado de artigos também é muito prejudicial ao meio ambiente.
Você sabe descartar seus artigos? Leia as dicas abaixo para aprender:
1 – Doe para quem precisa!
A doação é uma atitude muito generosa e importante. No entanto, se feita de maneira indevida, pode ser também prejudicial. Certifique-se de perguntar o que a comunidade precisa! Caso eles não precisem de determinado item, procure outro local para fazer a doação. Muitos centros hoje em dia enfrentam uma sobrecarga de doações. Dessa forma, é importante perguntar antes!
2 – Separe o lixo – Pinte latas de lixo divertidas!
Por fim, separe sempre o seu lixo reciclável do lixo orgânico. Levando o seu lixo reciclável a cooperativas de reciclagem, você estará ajudando o planeta e funcionários e catadores de lixo locais. Não se esqueça de inserir as crianças no processo! Para deixar a experiência mais divertida, personalize as latas de lixo da sua casa com os pequenos!
Esperamos que tenham gostado das dicas! Até a próxima 🙂