Brasil já tem mais de 45 mil instalações de energia solar em 2021

Brasil já tem mais de 45 mil instalações de energia solar em 2021
25 mar 2021

Novos aumentos na conta de luz impulsionam a demanda por projetos e mercado solar continua crescendo durante a pandemia no país.

Segundo os dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil já registra mais de 45 mil conexões de energia solar distribuída neste ano.

A marca, atingida na metade deste mês, mostra que o mercado segue no ritmo de crescimento alcançado no ano passado, após um impacto inicial da pandemia de covid-19.

Também como em 2020, no entanto, agora é esse período de crise no país que impulsiona os consumidores para o investimento no painel solar como forma de economia e proteção.

Assim, a demanda pelos projetos alimenta um mercado que gerou mais de 80 mil vagas técnicas de qualidade no ano passado, enquanto outros setores retraíam em contratação.

Instalações residenciais representam o nicho de maior potencial, com mais de 74% do total de projetos no país, reflexo da busca dos consumidores por como economizar energia em casa.

Em seguida estão os sistemas comerciais, com 16% do segmento, mas que ainda demandam grande volume de profissionais técnicos devido ao tamanho dos projetos.

Com linhas de financiamento subsidiadas, o segmento rural cresceu forte nos últimos anos e, hoje, ocupa o terceiro lugar com um mercado de grandes projetos e potencial para negócios.

No total, o Brasil fechou 2020 com cerca de 4,4 Gigawatts (GW) de capacidade instalada em micros e miniprojetos de energia solar, fonte líder da GD com 99% das instalações.

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), isso representa um total de mais de R$20 bilhões em investimentos e cerca de 120 mil empregos desde 2012.

Para 2021, as projeções são otimistas e indicam que o mercado irá literalmente dobrar de tamanho, sendo 118 mil empregos somente em energia solar distribuída, segundo a ABSOLAR.



Ruy Fontes
Ruy Fontes

Formado em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá, apaixonado por tecnologias e sustentabilidade, atua como gestor de conteúdo na agência #movidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram