Share This Article
De vento em popa! Segundo dados da ABEEólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil encerrou o ano de 2021 ultrapassando a marca de 20 GW de capacidade instalada em energia eólica – um crescimento de cerca de 18%, em comparação ao final do ano de 2020, quando o setor já comemorava por ter sido a fonte de energia elétrica que mais ganhou espaço na matriz brasileira.
O crescimento representa um aumento no número de residências abastecidas por esse tipo de energia. Mas não só! Garante também prosperidade econômica às regiões onde os parques eólicos são instalados. Ainda segundo a ABEEólica, a cada novo MW instalado, 15 postos de trabalho são criados. Um estudo feito pela Associação mostrou ainda que, em municípios onde esse tipo de instalação foi construída, houve aumento de mais de 21% no PIB e de cerca de 20% no IDHM, o Índice de Desenvolvimento Humano da cidade.
Ao todo, são mais de 750 parques eólicos em funcionamento no país, concentrados em sua maioria (80%) na região Nordeste, responsável inclusive por mais um recorde do setor no ano de 2021. De acordo com a ABEEólica, nos últimos 12 meses, por mais de uma vez, a eólica foi capaz de garantir o abastecimento energético de todo o Nordeste durante 100% do dia, fortalecendo-se cada vez mais no setor – principalmente em tempos de crise hídrica.
Voa, eólica!