Share This Article
A causa ambiental ganhou um novo e tecnológico aliado na busca pela restauração das florestas: os drones.
Uma empresa canadense chamada ‘Flash Forest’ irá utilizar os veículos aéreos para reflorestar uma enorme área destruída por um incêndio ocorrido no ano passado em Toronto, a maior cidade do país.
A germinação deve resultar em 40 mil novas árvores só neste mês de maio. É um primeiro passo para uma empresa que deseja ir muito, muito além: até 2028, a meta da Flash Forest é plantar 1 bilhão de árvores mundo afora!
De acordo com a startup, seus drones conseguem plantar 10 vezes mais rápido do que o trabalho manual a um custo 5 vezes menor. Imagina o que um exército deles seria capaz de fazer em prol do meio ambiente?
Polêmicas à parte, muitos especialistas em ecologia defendem que o jeito mais simples e rápido de frear as mudanças climáticas seja o plantio em massa de árvores.
Segundo um estudo divulgado no ano passado pela revista Science, além de preservar as florestas que já existem, a solução contra o aquecimento global seria o mundo todo se unir e plantar 1,2 trilhão de árvores nos cinco continentes habitados.
Para atingir o número de 40 mil árvores em tão pouco tempo, a Flash Forest vai focar no plantio em áreas pós-colheita e pós-incêndio, tudo com a ajuda de programas de computador que mapeiam a topografia do espaço a ser cultivado.
Em um teste realizado no ano passado, a companhia conseguiu plantar 165 árvores em meros 3 minutos com um único drone. O potencial dessa tecnologia é impressionante!