Share This Article
Trabalhar feliz te torna bem mais produtivo. Mais valem três horas dedicadas de trampo a um dia inteiro contando as horas para ir para casa. Finalmente, as empresas do século 21 começam a entender isso e investir pesado no bem-estar dos funcionários. Exemplo disso é a empresa Steelhouse, que atua na área de marketing.
Desde 2010, a companhia oferece dois mil dólares para cada funcionário investir em suas férias todos os anos. O que será feito com o dinheiro pouco importa: vale viajar, apostar em lazer ou ir para um retiro espiritual. Segundo o CEO da empresa, Mark Douglas, no começo até os próprios funcionários tiveram dificuldades de entender o benefício.
A única exigência para gastar esse orçamento é que seja em lazer – e também não precisa ser de uma vez só: pode ser em uma grande viagem de férias ou em diversas atividades pequenas que trazem felicidade durante todo o ano. Douglas relata que a medida funcionou muito bem na retenção de talentos: em três anos, apenas cinco dos 250 funcionários deixaram a empresa. Além disso, os resultados da companhia melhoraram.
“Nossa cultura é bem simples” explica Douglas. “Ela se baseia em confiança e ambição”. Se um funcionário compra a passagem ou faz os gastos em um dia, ganha o reembolso no outro. E se, por qualquer motivo, ele não pode bancar antes de ganhar o reembolso, o cartão de crédito da empresa pode ser utilizado nesses casos (desde que não passe o limite anual).
Mergulhados na rotina louco de trabalho, alguns funcionários chegaram a pedir para ganhar o benefício em dinheiro e deixar a diversão de lado, mas Douglas foi categórico: nem pensar! É preciso ter tempo livre e divertido para os negócios prosperarem. Quem aí já quer mandar seu currículo para a empresa?
Foto: Thomas Hawk/Creative Commons