Share This Article
Com o objetivo de se tornar uma empresa 100% neutra em carbono até 2050, a marca das quatro argolas instalou 264 painéis fotovoltaicos para que seu Centro Técnico localizado em São Paulo, SP, utilize 100% de energia solar.
Do total, 80 placas foram instaladas na cobertura do próprio Centro Técnico, que abriga as atividades de engenharia, treinamento, atendimento técnico para América Latina e gestão de frota, além de ser o local das aulas para os alunos da ação social Audi e-ducar. Os painéis geram até 27 mil kWh por ano, trazem redução de 4 toneladas de CO2 e ainda são translúcidos, o que permite a entrada de luz natural ao ambiente interno.
As 184 placas fotovoltaicas restantes foram instaladas em um terreno na cidade de Cajamar, próximo da capital paulista, e possuem capacidade de geração de até 100 mil kWh por ano, o que representa uma economia de 13,3 toneladas de CO2 a cada doze meses. Ao todo, os painéis podem gerar até 127 mil kWh por ano, o que representa 31% de toda a energia consumida nas áreas administrativas da Audi do Brasil, e trazem uma redução de 17,3 toneladas de CO2 anualmente.
Para o CEO e Presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, “a iniciativa está em linha com os objetivos globais da empresa de ser 100% neutra em carbono até 2050 e representa um importante passo, pois as ações de sustentabilidade precisam abranger não apenas os produtos, como o totalmente elétrico Audi e-tron, que será lançado em abril, mas também toda a cadeia, desde a produção, áreas administrativas e até o pós-venda”.
A realização do projeto teve a participação de dois parceiros. A Enel Distribuição São Paulo foi responsável pela adequação da entrada e saída de energia do Centro Técnico, uma vez que a energia excedente gerada, como nos finais de semana, período em que a atividade no local é reduzida, é devolvida para a rede elétrica e geram créditos para a Audi do Brasil, que ficam disponíveis para utilização por 5 anos.
O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier Lins avalia que com essa importante iniciativa “a Audi demonstra seu enorme compromisso com a sustentabilidade na condução dos seus negócios, valor esse absolutamente em linha com a visão da ENEL. Assim, estamos muito satisfeitos e orgulhosos em termos contribuído para a viabilização desse belíssimo projeto, compartilhando desse marco na história da Audi no Brasil”.
Outro parceiro da iniciativa é a Saren, empresa que oferece soluções sustentáveis em energia e foi responsável pela execução do projeto e instalação dos painéis fotovoltaicos nas duas localidades. Além do foco sustentável, os painéis também trazem uma redução de 10% a 15% nos custos com energia elétrica no Centro Técnico.
Para Mauricio Milani, diretor da Saren, “foi com grande orgulho que o time Saren recebeu a decisão de sua escolha pela Audi como parceiro em eficiência energética especialmente sabendo quão criteriosa é uma escolha dessas. E conhecendo o quanto prezam pela qualidade e tecnologia através de nosso braço solar, a Mercuren, não poupamos esforços para colocar em pé o projeto do Centro Técnico, tanto no telhado como remotamente. Os prazos e o tamanho foram alguns dos desafios encontrados. Mas a experiência de trabalhar com um time tão competente foi gratificante para nós. Com o projeto, o CT é autossuficiente. Os carros elétricos podem ser abastecidos à noite com créditos de energia solar gerados durante o dia”.