Share This Article
Desde 1º de janeiro de 2015, quem joga eletrônicos no lixo comum pode arranjar sérios problemas com o Departamento de Saneamento de Nova York. Isso porque o governo da cidade norte-americana decretou que o descarte incorreto de e-lixo passou a ser considerado crime no país.
Os cidadãos que forem pegos jogando computadores, TVs, DVDs, tablets, teclados e outros tipos de eletrônicos no lixo comum são intimados a depor na Justiça de Nova York e não têm seus resíduos recolhidos pelo serviço de limpeza urbana.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, além de possuírem substâncias altamente tóxicas – que contaminam o meio ambiente, quando descartados de forma incorreta -, os eletrônicos são o tipo de resíduo sólido que mais cresce no país. Com a nova medida, que complementa lei de 2010 a respeito da reciclagem de e-lixo, o governo espera diminuir a pressão sobre os aterros sanitários, que já estão lotados, e incentivar a indústria de reciclagem de eletrônicos no país.
Para orientar os nova-iorquinos, o Departamento de Saneamento ainda lançou vídeo em que aponta uma série de serviços, oferecidos pelo governo e pelas próprias empresas fabricantes de eletrônicos, que os cidadãos podem utilizar para encaminhar seus resíduos para reciclagem. Assista abaixo!
Você curtiria uma medida dessas por aqui?