Share This Article
Sabe aquele caos que vira o trânsito nas proximidades das escolas nos horários de entrada e saída de alunos? Em Londres, virou passado! Isso porque a capital da Inglaterra aprovou lei que proíbe os pais de levar os filhos à escola de carro.
Quem for pego em flagrante descumprindo a medida leva multa de £ 100 (cerca de R$ 387). Caso não pague o valor em até 14 dias ou tome mais de três multas semelhantes em um curto espaço de tempo, o autuado ainda é processado pelo governo, fica fichado na polícia e ganha uma nova (e muito mais gorda!) multa, que pode chegar a até £ 100 (R$ 3.870). Um incentivo e tanto para andar na linha, não?
A ideia é melhorar o trânsito nas ruas da capital, incentivar a mobilidade urbana sustentável e ainda reforçar a segurança das crianças. Isso porque, segundo a prefeitura, são inúmeras as queixas de motoristas imprudentes nas portas dos colégios.
A fiscalização fica a cargo de câmeras públicas de segurança, bem como guardas de trânsito, policiais e agentes de apoio à comunidade. Os únicos que estão isentos da regra são pais e crianças com alguma deficiência física ou mental.
Polêmica, a medida – que, por enquanto, já vale em caráter punitivo apenas no leste de Londres – deve ser expandida para toda a capital e, posteriormente, para outros locais da Inglaterra. Já pensou uma iniciativa assim no Brasil?
LEIA TAMBÉM:
A cidade onde crianças de 5 anos vão sozinhas de bike para a escola
2 Comments
Edimar
Ridículo: o estado fascista não deve jamais censurar pais, principalmente os que vivem muito longe da escola, a quilômetros.
Antonio Souza
Ridículo mesmo é o pessoal que faz fila dupla, para o carro em local proibido para deixar as crianças na escola, independentemente se a criança mora longe ou perto da escola. Muito válida a iniciativa.