Share This Article
Podemos esquecer tudo em casa, menos o celular! O smartphone já faz parte de nossas vidas e virou item essencial tanto no trabalho quanto na esfera pessoal. Por isso, nenhum aparelho poderia ser melhor do que ele para medir, em tempo real, a qualidade do ar que respiramos.
Pesquisadores da Universidade RMIT, da Austrália, desenvolveram o primeiro método barato e confiável para detectar NO2. Em breve, eles pretendem viabilizar o aparelho para ser utilizado por meio de dispositivos móveis. O NO2 é responsável por cerca de sete milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Causador da poluição atmosférica, o gás provoca problemas respiratórios.
O principal causador da emissão de NO2 é a queima de combustíveis fósseis, especialmente do diesel. Com a medição da poluição local será possível prevenir a exposição desnecessária ao gás e melhorar a saúde da população.
Recentemente, o Google anunciou que irá medir a poluição do ar e mostrar em sua ferramente de mapas. Viva a tecnologia a favor da saúde!
Foto: Ben Amstutz/Creative Commons
1 Comment
Ecolmeia
Notícia super animadora. Estas ferramentas de medição podem ser utilizadas para ações públicas de combate à poluição do ar.