Categorias: Mobilidade

Em Berlim, ciclovia coberta protege do sol e da chuva e produz energia com movimento das bikes

Hortas urbanas, “estações de serviço” para os ciclistas, semáforos e pavimento que gera energia. Imagina tudo isto reunido em uma única ciclovia, que ainda é coberta (para proteger do sol e da chuva), com cerca de nove quilômetros de extensão e no centro da cidade.

Esta é a ciclovia Radbahn, a primeira grande ciclovia coberta de Berlim, capital da Alemanha. O projeto — idealizado por uma equipe de oito profissionais, de diferentes países, com formação em urbanismo, gestão cultual, consultoria, relações públicas e arquitetura — pretende repaginar uma via para bikes que já existe, mas não é frequentada pelos cidadãos. A ideia é torná-la mais atrativa, de forma a incentivar os moradores a se deslocarem de bicicleta, tornando o percurso mais rápido, sem trânsito e mais agradável. Ganham eles. Ganha a cidade.

A nova via vai passar por baixo de um dos viadutos mais conhecidos de Berlim, o U1. O projeto ainda espalhará pelo local áreas onde será possível fazer uma pausa para descansar, como alguns cafés, “estações de serviço” com assistência técnica, zonas de aluguel de bicicletas, zonas verdes e até hortas urbanas. Além disso, toda a via estará equipada com semáforos e placas informativas, garantindo a segurança dos ciclistas.

E mais: um dos pontos fortes da ciclovia é o fato de ser feita com pavimento que transformará o atrito provocado pelos pneus das bikes em energia para iluminar o percurso e as instalações ao longo do trajeto. Entenda mais no vídeo, abaixo.

Eco Rede Social

A Eco Rede Social tem como missão estimular, disseminar, compartilhar e realizar ações transformadoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na direção da ética, desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Uma plataforma que converge artigos, atividades de financiamento coletivo, livros, cursos, palestras, consultoria e relações internacionais, promovendo as condições necessárias para que o maior número de pessoas com os mesmos objetivos, possam realizar seus projetos.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Eco Rede Social

Posts recentes

Nada de jogar no lixo! Roupas velhas são usadas na produção de tijolos

Sabe aquela roupa em bom estado que já não atende às suas necessidades? Não hesite!…

20 horas atrás

Brasileira ganha prêmio global por pesquisa que usa dados espaciais para proteger Cerrado das mudanças climáticas

Três jovens cientistas do Brasil, Índia e Estados Unidos foram as ganhadoras de 2021 do…

4 dias atrás

Cientistas desenvolvem solução inovadora para reaproveitamento de máscaras descartáveis

Item de segurança indispensável desde o início da pandemia de COVID-19, as máscaras faciais trouxeram…

5 dias atrás

Brasil está entre os 10 países do mundo que mais instalaram energia solar em 2020

Os contínuos investimentos de empresas e pessoas em sistemas de energia solar no Brasil seguem…

6 dias atrás

Refugiado do Sudão do Sul refloresta distrito de Uganda que o acolheu

Aos 32 anos, Bidal Abraham já teve que fugir de seu país, Sudão do Sul,…

6 dias atrás

Educação para Sustentabilidade pode virar disciplina obrigatória nas escolas

Matemática, Português, Geografia e... Educação para Sustentabilidade! Até 2025, o assunto pode virar disciplina obrigatória…

7 dias atrás