Share This Article
Sabe a expressão “selva de pedra”? Ela se encaixa muito bem para definir o projeto Coração Verde, que acaba de ser implementado em Cingapura pelo escritório alemão de arquitetura Ingenhoven Architects, em parceria com o estúdio londrino Gustafson Porter + Bowman.
A iniciativa chama a atenção por ter implementado uma floresta tropical bem no miolo do edifício Marina One, um complexo de 400 mil m², localizado no centro da cidade, que conta com quatro prédios de uso misto, com espaços para moradia, trabalho e lazer.
O ecossistema construído no meio da cidade possui mais de 700 árvores, de 350 diferentes espécies, que ocupam um espaço de 37 mil m² em uma área verde central compartilhada por todos os usuários e visitantes do complexo. As plantas foram distribuídas em andares diferentes, na parte interna dos prédios, e no térreo foi colocada uma lagoa refletora. Tudo com design planejado para garantir a ventilação natural do lugar e, assim, criar um microclima favorável para o desenvolvimento da floresta tropical urbana.
Recém-inaugurado, o projeto já recebeu os selos Green Mark Platinum e LEED Platinum de construção sustentável e promete conquistar muitos outros reconhecimentos. Veja algumas fotos abaixo! Dá até para sentir a brisa…
Fotos: Divulgação/ H G Esch