Share This Article
Muito se fala em Economia Circular, mas será que você entende o que é e como você, enquanto indivíduo, pode ajudar para que a transição aconteça? O novo modelo econômico está em alta e prevê os três Rs: reavaliar o processo produtivo, redefinir produtos e serviços e rever valores atitudes e relações. Assim é possível entender o papel do governo, das indústrias e do consumidor, que está no final da cadeia tomando decisões de como comprar, consumir e retornar os materiais para que eles tenham uma segunda vida.
Na Europa, o modelo já virou base essencial ao desenvolvimento de negócios, com políticas públicas e incentivos financeiros dedicados ao tema, além do estímulo ao engajamento público-privado. Os riscos do sistema linear estão mais em evidência nos países europeus, fazendo com que as empresas se comprometam com ações colaborativas, o que ainda não é visto por aqui. Porém, esse senso de urgência está começando a chegar à América Latina, principalmente com o lançamento da Coalisão de Economia Circular para América Latina e Caribe, no início deste ano, para criar uma visão de circularidade para a região.
A transição para a Economia Circular só é possível se houver ganho de escala nas cadeias produtivas, a partir do contato entre empresas para que entendam como podem ajudar umas às outras, desenvolver novas matérias-primas, traçar estratégias de logística, entre outros processos.
Nós do The Greenest Post conversamos com a Beatriz Luz, liderança em economia circular no Brasil. Ela é fundadora da Exchange 4 Change Brasil, organização que orienta a transição para esse novo modelo econômico, e está à frente do Hub de Economia Circular Brasil, primeiro hub criado na América Latina para reunir empresas de diversos segmentos e portes em negócios circulares. São iniciativas como o Hub-EC que irão apontar os novos caminhos, bem como os riscos de não começar a mudar o paradigma econômico da forma mais rápida e ampla possível. O HUB-EC também vem destacando a importância da agenda circular para os compromissos com as mudanças climáticas e o posicionamento ESG.
Beatriz também organizou o primeiro livro sobre economia circular lançado no Brasil, “Economia Circular Holanda-Brasil: Da teoria à prática”, e o livro “Economia Circular: Discussão global, aprendizado brasileiro”.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre Economia Circular!