Share This Article
Há tecnologias que vêm para o bem! Os drones capazes de entregar medicamentos que salvam vidas em menos de uma hora, é um tanto quanto revolucionário. Afinal, na área rural da África, 83% da população não têm acesso à atendimento médico – e entregar suprimentos médicos é praticamente impossível por conta da infraestrutura local.
Por isso a Zipline, primeira empresa responsável pela entrega comercial de abastecimento médico via drones, pretende revolucionar este cenário! Uma engenhoca é capaz de entregar 500 pacotes com suprimentos médicos capazes de salvar vidas em menos de uma hora – para áreas mais remotas podem levar até 24 horas.
Em Ruanda, localizada na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, o governo fechou uma parceria com a startup para entregar os produtos em qualquer localização do país entre 15 a 35 minutos (não importando quão longe for o pedido). A operação no país começou no início de 2017, com a entrega de doação de sangue para 20 postos de abastecimentos diferentes.
O processo é simples: profissionais da área da saúde têm acesso ao sistema. Basta mandar uma mensagem informando o centro de distribuição o que está faltando que o drone é despachado. Ao chegar no local, o medicamento é lançado de paraquedas, com extrema precisão de aterrissagem.
Cada mini aeronave é capaz de carregar até 1,5 quilos e viajar 150 quilômetros. Estima-se que cada drone fará cerca de 500 entregas por dia.