Share This Article
Quem nunca teve uma ideia genial que poderia ajudar muitas pessoas, mas acabou desistindo dela por falta de incentivo? Fazer o bem para o próximo exige muita força de vontade e, claro, inspiração. Por isso, a webdocumentarista Natasha Giraudie decidiu reunir uma série de iniciativas do bem para inspirar e incentivar mais pessoas a tirar suas ideias do papel — além de ajudar na divulgação das iniciativas já existentes.
A websérie, chamada Let’s Get Street Smart, reúne ideias para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, que vão desde higiene pessoal para moradores em situação de rua até a prática de yoga com adolescentes carentes. “Tudo começou quando me mudei para São Francisco. É parte do dia a dia encontrar pessoas vivendo à margem da humanidade”, conta Natasha, que descobriu, ao conversar com amigos, que ninguém tinha ideia de como ajudar.
A produtora de Natasha, chamada Micro-Documentaries, começou então a criar uma série de vídeos mostrando histórias reais de pessoas que fizeram a diferença de diversas formas para inspirar outras pessoas a ter novas ideias e colocar a mão na massa. “Nessa série nós mostramos o que acontece quando unimos inovação e criatividade”, revela.
Ela conta, por exemplo, a história de Doniece Sandoval, que criou o Lava Mae. A iniciativa é basicamente um caminhão cheio de chuveiros para que moradores em situação de rua possam cuidar de sua higiene pessoal e ganhar autoestima novamente. Segundo ela, a cidade de São Francisco tem apenas 16 chuveiros para os 3,5 mil sem-teto que vivem na região.
Natasha também conversou com Rob Gitin, criador e CEO da organização CrossRoads, que acolhe crianças e adolescentes que muitas vezes são abandonados, abusados e ignorados para mostrar que o mundo tem muito mais a oferecer a eles além desses sentimentos. Ele criou uma estrutura de apoio que mudou a vida de muitos jovens, mostrando como é ser amado.
Você consegue encontrar todos os vídeos de Natasha aqui. Inspirador, não?