Share This Article
Segundo estudo feito pela ONU, 10% de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa do planeta são provenientes da indústria do gado. Disposta a reduzir consideravelmente seu impacto no meio ambiente, a Dinamarca decidiu diminuir o consumo de carne vermelha no país. Como? Subindo os preços!
O Conselho de Ética dinamarquês apresentou proposta que prevê a taxação da carne vermelha – e ela foi aprovada por uma “esmagadora maioria”, segundo o jornal The Independent. A ideia é que os cidadãos passem a consumir menos o alimento por conta do aumento do preço e, consequentemente, desestimulem a indústria poluidora.
Estima-se que, com a medida, a Dinamarca consiga reduzir entre 20 e 35% suas emissões de gases causadores do efeito estufa, dependendo da adesão dos consumidores.
A proposta agora segue para análise do parlamento dinamarquês – e o Conselho está otimista. A expectativa é de que a medida seja aprovada e, aos poucos, a prática de taxar produtos vá se expandindo para outros alimentos que tenham significativo impacto ambiental.
Você é a favor?
Foto: Another Pint Please…/Creative Commons