Share This Article
Já foi comprovado que a dieta vegana é menos prejudicial ao meio ambiente e o Ministério da Saúde do Brasil também já reconheceu, oficialmente, que se trata de alternativa saudável de alimentação. Além disso, existem estudos que concluem que deixar de comer produtos derivados de animais reduz o risco de doenças do coração em crianças.
Agora o alerta vem da Universidade de Oxford, da Inglaterra. Pesquisadores se dedicaram a entender melhor as consequências de quatro diferentes tipos de dieta (tanto para a saúde quanto para o meio ambiente). E mais: fizeram projeção de quantas vidas seriam salvas se a dieta mais saudável fosse adotada pelo mundo inteiro.
Segundo eles, se toda a população aderisse a uma dieta livre de derivados de animais – como carne, leite e queijos -, oito milhões de vidas seriam poupadas e as emissões de gases de efeito estufa cairiam em 70% até 2050. Confira o estudo completo!
Mas e se durante o mesmo período todo mundo reduzisse a ingestão de carne e investisse em legumes e verduras? Cinco milhões de vidas seriam poupadas! E se a dieta vegetariana fosse adotada globalmente? Mais de sete milhões de mortes seriam evitadas e as emissões reduziriam em 63%.
Quer mais motivos para repensar a dieta? De acordo com a pesquisa, 40% das mortes registradas no mundo em 2010 foram recorrentes de doenças causadas ou agravadas por má alimentação, como obesidade e diabetes.
E aí? O estudo te motivou a dar uma chance para a alimentação saudável? Então acompanhe as dicas da nossa chef de cozinha, que posta semanalmente dicas de receitas deliciosas (e fáceis de fazer) para testar em casa.
Foto: Paul Saad/Creative Commons
3 Comments
Simone.Neves
Adoro todos os vegetais apesar de não ser vegetariana .Como ter certeza de estar comendo vegetais saudáveis, se somos um dos países onde se usa agrotóxicos indiscriminavelmente?
SALMA ASSAD
muito bom
Daniel
O que adianta ter uma boa alimentação, e não ter um bom estilo de vida?.
Sei que deixando de comer carne haverá uma melhoria sim, mas preservar vida não tem só um lado, para ter uma condição de vida melhor não está só no alimento que vai para nossas mesas, precisamos aderir costumes físicos, e espirituais, cuidar bem do nosso corpo, e nossa mente!