Após 60 anos de caça desenfreada às baleias azuis e jubarte, o litoral da Ilha Geórgia do Sul, na costa da Antártida, virou um lugar vazio e abandonado.
A caça foi proibida em 1982 com a assinatura de um grande acordo internacional.
Trinta e oito anos depois, um grupo de pesquisadores da British Antarctic Survey (BAS) descobriu que essas baleias estão retornando ao local – em grande número! – repovoando a Ilha Geórgia do Sul.
Décadas de proteção e forte pressão do movimento ambientalista permitiram que as baleias azuis, até então ameaçadas de extinção, pudessem se reproduzir e repovoar a região.
Um milagre, pois 97% delas foram mortas pela caça ilegal até os anos 1980.
Em 2018, uma expedição da British Antarctic Survey registrou apenas 1 avistamento e algumas confirmações acústicas (som emitido) de baleias azuis. Neste ano, uma nova expedição registrou 36 avistamentos e 19 confirmações acústicas – 55 ao todo!
“Para uma espécie tão rara (baleia azul), esse é um número sem precedentes de avistamentos e sugere que as águas da Geórgia do Sul permanecem um importante local de alimentação para essas espécies raras e pouco conhecidas”, diz um comunicado para imprensa publicado no site da British Antarctic Survey.
A expedição de 2020 também encontrou evidências de uma comunidade incrível com 20 mil baleias jubarte!
“Após três anos de pesquisas, estamos emocionados ao ver tantas baleias retornando à Geórgia do Sul para se alimentar novamente”, diz a líder da equipe, Dra. Jennifer Jackson, bióloga de baleias no BAS.
“Este é um local onde a caça ilegal foi realizada extensivamente. Está claro que a proteção a favor das baleias funcionou“, concluiu.
O clima quente e úmido, além de uma flora diversificada, com várias espécies de flores…
A ONU Água, iniciativa da ONU que, entre outras atividades, monitora os avanços dos países…
O setor da construção civil está entre os mais poluentes do mundo. Segundo estudo do…
Na fazenda SHAMBA, Sarah cria suas duas filhas, uma de sete e outra de dez…
Pela 1ª vez na história, há mulheres parlamentares em todos os países do mundo. É…
“Senhoras e senhores, o navio chegou à costa!”. Foi com essa declaração que Rena Lee,…
Leave a Comment