Share This Article
A reinserção social de ex-presidiários é um dos grandes desafios da sociedade. Como garantir que eles não voltem para a vida do crime? Por meio da educação. É isso o que a Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em um distrito da cidade de Governadores Valadares (MG), começou a fazer há poucos dias. O projeto é uma oportunidade de remição da pena para os detentos.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Social e a Secretaria de Estado de Educação, viabilizada pela VEP (Vara de Execuções Penais) da comarca. O objetivo é que o preso não deixe de estudar enquanto ele cumpre sua pena, mesmo se estiver trabalhando. Detentos matriculados na escola da penitenciária abandonavam os estudos depois que conseguiam o benefício do trabalho externo, já que as unidades prisionais não oferecem ensino à noite por motivos de segurança.
Para o juiz da VEP de Governador Valadares, Thiago Counago, a humanização da pena é fundamental. “Com isso, estamos facilitando a recolocação dos presos na sociedade, uma vez que eles passam a participar mais dela”, afirma.
A chance de estudar fora dos muros do presídio pode ajudar o detento João Antônio da Silva, de 40 anos, a sair mais cedo da prisão. Ele trabalha em uma fazenda da região desde 2015. A retomada dos estudos é motivo de muita felicidade. “Vai me preparar melhor para quando eu ganhar o regime aberto em 2018, quem sabe antes, somando a remição de pena pelo trabalho com a do estudo”, sonha.
Renata Araújo, diretora de Atendimento e Ressocialização do presídio, explica que a oportunidade de estudar fora foi oferecida aos 48 detentos do regime semiaberto que trabalham fora da prisão: a maioria em propriedades rurais da região. “Levamos para fazer as provas de classificação somente aqueles que realmente se disseram dispostos a respeitar as regras de uma escola sem grades. 14 foram aprovados.”
Foto: Omar Freite/Imprensa MG
LEIA TAMBÉM:
Em MG, presos podem pedalar para gerar energia limpa (e em troca têm redução de pena)
Presos do AM cultivam próprios alimentos em horta (e ganham redução de pena)
Brasil quer reduzir pena de presos que doam sangue regularmente