Share This Article
A iniciativa de um designer de pranchas de surf tem contribuído para a limpeza de uma praia de Santa Catarina, abarrotada de bitucas de cigarro. Desde 2020, dezenas de voluntários se uniram para coletar bitucas na praia de Itapirubá, no litoral do Estado. O objetivo era simples: contribuir com o meio ambiente e com a limpeza da praia.
Depois de instalar uma série de “bituqueiras” pela região, os participantes desenvolveram uma finalidade para os resíduos.
“A gente pesquisou bastante e viu que poderia usá-las para fabricar as pranchas. Em toda parte da frente e de trás, a gente faz uma esteira de bitucas e depois encapa do modo tradicional”, explicou o designer de pranchas Andrigo Porto Alegre.
Cada prancha requer 600 bitucas. Curiosamente, o produto final é mais resistente do que as pranchas convencionais.
“Essas bitucas criam uma camada que deixa a prancha muito mais resistente do que a fibra de vidro. A gente foi até convidado a expor essa prancha na feira de pranchas da Califórnia, a maior do mundo”, revelou.
Interessou? Quem quiser conhecer de perto a inovação pode visitar os quiosques da praia de Itapirubá, entre os municípios de Imbituba e Laguna, e fazer um test drive nas pranchas de bituca.