Share This Article
Em tempos de crise hídrica, é comum vermos por aí bares e restaurantes que adotaram o uso de copos descartáveis para economizar água. Se pensarmos de forma rápida e superficial a respeito do assunto, faz sentido: ao optar pelos descartáveis, deixamos de lavar muita louça e, consequentemente, poupamos água. Certo?
Não é bem assim! Além de aumentar a produção de lixo (e abarrotar ainda mais nossos aterros sanitários, já que sabemos que a reciclagem ainda deixa muito a desejar no Brasil), o uso de descartáveis (pasmem!) gasta, sim, mais água do que as louças reutilizáveis – feitas de vidro, por exemplo.
Quem fez a conta foi o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Para produzir um copo descartável, que (vale reforçar!) depois de usado vai direto para o lixo, utiliza-se 500 ml de água, enquanto lavar manualmente um copo reutilizável gasta de 350 a 400 ml, dependendo do grau de consciência da pessoa que está executando a função.
Ficou surpreso? Tem mais! Quando a limpeza da louça é feita em lavadoras automáticas, como acontece na maioria dos bares e restaurantes, a economia de água é ainda maior. São, aproximadamente, 100 ml por copo lavado – ou seja, usa-se cinco vezes menos água do que na produção de descartáveis.
Então, já sabe: se quiser economizar o recurso hídrico, use louças reutilizáveis em casa e maneire na água quando for lavar os copos, pratos e talheres. Conhece algum bar ou restaurante que adotou os descartáveis? Avise que a prática é uma cilada. O planeta agradece!
Foto: Ryan Hyde/Creative Commons
1 Comment
Xiru
Vale lembrar: um plástico (por exemplo) não é infinitamente reciclável. Existe um limite, pequeno, de quantas vezes ele pode se reciclar.