Curso de Agrofloresta ensina a implantar “jardins comestíveis”

Curso de Agrofloresta ensina a implantar “jardins comestíveis”
28 jul 2019

O Curso de Agrofloresta, na Ecovila Clareando, em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, nos dias 07 e 08 de setembro, das 8h de sábado até 13h de domingo, vai implantar do zero um Jardim Comestível na casa do permacultor Bento Cruz.

O Curso aborda de forma prática os princípios e processos da Agricultura Sintrópica em áreas próximas às casas. Tem como objetivo a composição de um jardim biodiverso com plantas aromáticas, ervas, hortaliças, ornamentais e árvores de pequeno porte. Utiliza recursos naturais, tais como bambu, madeira, pedras e água como elementos estéticos e funcionais.

“Vamos integrar o design do jardim com o conceito arquitetônico da casa e com os desejos e necessidades da família residente”, afirma Bento.
O permacultor Bento Cruz é o responsável pelo ecopaisagismo do curso e implantou dois jardins comestíveis na Ecovila Clareando, que serão visitados durante o curso. Um deles, na Casa das Birutas, projeto da Gera Brasil Arquitetura, foi vencedor de um prêmio internacional de arquitetura sustentável.
Também será realizado um estudo da evolução e manejo de Agroflorestas de 1 ano, 6 meses e 3 meses, implantado no Sítio Pau d’Água, vizinha à Ecovila.

O que é Agrofloresta Sintrópica?
A Agrofloresta Sintrópica (ou Agricultura Sintrópica) é um conjunto de princípios e técnicas que integram em uma mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira nobre. A Agrofloresta Sintrópica é a prova da generosidade da terra, pois é capaz de curar um solo degradado, praticamente sem vida, e transformá-lo em uma floresta que produz alimentos de forma eficiente e otimizada.

QUEM É BENTO CRUZ
O permacultor Bento Cruz é discípulo de mestre Tupinambá, permacultor indígena, pioneiro em Agrofloresta ao lado do suíço Ernst Gotsch. Ele tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça, produzindo e vendendo alimentos sem agrotóxicos. A Agrofloresta é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês.

SERVIÇO
Curso de Agrofloresta Sintrópica
Ecovila Clareando – Piracaia – SP 07 e 08 de setembro
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
Whatsapp: 11-97130-3335

Valor até 29 de julho (inclui todas as refeições)
297 sem hospedagem
325 camping
353 alojamento coletivo
397 Quarto Ecovila

Valor a partir de 30 de julho (inclui todas as refeições)
340 sem hospedagem
360 camping
390 alojamento Sítio Pau d’Água
440 quarto Ecovila Clareando

Inscrições online
https://agrofloresta10.eventbrite.com.br
(até 12 x no cartão de crédito, com taxa)



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *