Share This Article
A primeira do mundo foi construída na Holanda. Mas a cidade de Curitiba, no Paraná, deixa sua marca na história ao ganhar a primeira ciclovia do Brasil que produz energia solar.
O governo municipal firmou acordo com a empresa Soundpower Corporation e com a Agência de Cooperação Internacional do Japão para fazer acontecer.
Trata-se de uma excelente sacada, que por motivos óbvios está se espalhando mundo afora. Afinal, ciclovias estão expostas, o tempo todo, ao sol. Então, por que não utilizá-las para produzir energia limpa? Na Coreia do Sul, a ideia também já pegou!
O diferencial da nossa ciclovia solar é que ela possui sensores capazes de entender a dinâmica do trânsito de Curitiba e, assim, contribuir para a logística da sinalização da cidade.
Que sirva de inspiração para todo o Brasil!
Foto: Cesar Brustolim/Secretaria Municipal da Comunicação Social
4 Comments
Marcos Aurélio A.Assis
Conversa mole. Já existe um projeto (engavetado há anos) de um sistema que instalado nas rodovias ou mesmo nas ruas que parece com um pedal de máquina de costurar que pega a rua de fora a fora, que quando o carro passa aciona um mecanismo que aciona uma manivela no gerador e que este por sua vez produz energia.Só que essa energia é limpa e de graça, sendo assim ninguém tem lucro apenas a população e isso num mundo globalizado e capitalista não funciona não é mesmo ?
Irineu Queiroz dos Santos
Só que Curitiba é uma cidade pouco ensolarada, na média anual, de cada três dias, dois são encobertos e um é de sol entre nuvens, isso se deve a altitude e proximidade do litoral…
Leonardo
Curitiba é Curitiba, Melhor capital do Brasil, sou carioca mas amo essa Cidade, estão de parabéns, cidade modelo para o resto do país.
EDUARDO BONFIM
coloquem aqui no ceará ,pra ver que em uma semana tem energia de sobra…rs