Share This Article
Cortinas fechadas, iluminação reduzida e som de mantras rolando! Poderia ser uma sessão de yoga em qualquer estúdio especializado, mas é mais um dia de aula comum no Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga, creche municipal localizada no bairro Jardim Peri Alto, na zona norte de São Paulo.
Há anos a escola, administrada pela ONG Amurt-Amurtel, oferece aulas de yoga e meditação aos cerca de 110 alunos matriculados na instituição – todos entre zero e três anos de idade. Cada turma realiza a prática uma vez por semana. No fim da aula, ainda rola relaxamento e massagem, que as próprias crianças fazem no rosto, braços e pés umas das outras.
Até os bebês do berçário passam pelo ritual. Ao cheiro de essência de lavanda, uma vez por semana eles são preparados para a shantala, uma massagem indiana, feita pelas próprias professoras, que estimula a sensação de acolhimento nos pequenos. As educadoras ainda ensinam a prática às mães, a fim de que estendam o ritual ao ambiente familiar.
A prática diária de yoga e meditação nas escolas é recomendada pela Sociedade Internacional de Meditação – entre outros motivos, porque estimula a concentração, diminui o stress e melhora o relacionamento das crianças com os colegas. Saiba mais aqui! No entanto, as instituições de ensino ainda resistem, uma vez que precisariam adaptar sua carga horária para incluir a atividade extracurricular na grade.
Curtiu a atitude da creche Ananda Marga? Pois tem mais! Seguindo uma linha pedagógica neo-humanista, que estimula que a criança se desenvolva enquanto pessoa, cidadã e parte integrante da natureza que a acolhe, a instituição ainda oferece merendas vegetarianas aos pequenos, sob a orientação de nutricionistas.
A ONG Amurt-Amurtel administra outras sete creches – em São Paulo, Minas Gerais, Pará e Sergipe -, que seguem a mesma linha pedagógica. Ia curtir que seu filho estudasse em uma instituição com esses valores?
14 Comments
Geni Pereira da Silva
Parabéns! Concordo plenamente, este é o caminho da felicidade , ensinar estas praticas na infância é o melhor investimento.
Celise Melk
Parabéns! Incrível matéria, compartilhada no meu Blog! Grata!!!
Paz profunda!
Luna
de que adianta uma creche que tem de tudo e tem falta de vagas, é preferivel pegar esse dinheiro e investir em novas vagas e oferecer o básico em cada uma delas
Luiz
Vaga em creche não é tudo minha cara. Deve-se primar pela qualidade do ensino e formação cidadã. Essa tua visão já está há tempos ultrapassada…não confunda educação infantil com assistencialismo!
Dridri
O que seria “esse dinheiro”???
110 alunos é pouco pra vc? Você acha que essa creche gasta mais que outras? Por que??? Carne, peixe e frango são mais baratos que vegetais da safra?
Sandra Marques
Concordo com você Luna e ademais. esta prática não está associada ao budismo e ao hinduísmo? Pensei que a escola pública fosse laica!
Luiz
O Estado é laico…a instituição pode não ser. Na matéria diz que a escola é administrada por uma ONG, logo é subvencionada pelo município. Não quer dizer, contudo, que tenha sido criada pelo poder público municipal. É caso de prestação de serviço público sim…mas não por instituição do Estado. É apenas subvencionado por ele!
Laura
Sandra a pratica de meditação não esta exclusivamente ligada ao budismo ou ao hinduísmo, você pode meditar sem necessariamente ser membro ou acreditar em alguma religião. Meditar é um meio de autoconhecimento e atualmente é cientificamente comprovado os inúmeros benefícios que esta pratica traz a saúde.
Já com relação à escola ser “laica” basta você olhar para o ensino na maioria das escolas publicas do país para perceber que se ensina religião sim (para ser mais especifica Cristianismo). já presenciei situações absurdas em escolas publicas onde se doutrinavam crianças e enfiavam na cabeça delas crenças carregadas de preconceito com base em argumentos cristãos, felizmente esse não parece ser o caso da creche citada na matéria, mas e se fosse eu me pergunto: Quer dizer que ensinar cristianismo pode mas budismo ou hinduísmo não?
Os beneficios que essas pequenas mudanças trazem para a vida de uma criança são enormes, uma criança que medita é uma criança mais atenta, paciente, calma e compassiva, isso sem precisar dizer para ela quem foi Buda ou no que ele acreditava; já uma criança que tem uma alimentação vegetariana orientada e adequada é uma criança mais saudável, disposta e acima de tudo consciente do beneficio que este tipo de alimentação traz ao planeta.
E com relação ao comentário de que “seria preferível pegar esse dinheiro e investir em outras creche que pudessem o oferecer o básico”. Só me resta lembrar que meditar é de graça e que qualquer adequação relacionada à alimentação ou coisas do tipo que os responsáveis pela local possam ter feito não seria financeiramente tão representativa como para poder abrir outras creches mesmo que fosse somente com o “básico”.
Luiz
Muito bem pontuado!!! 😉
Thais
Que sirva de exemplo para outras escolas e o início de criação de uma nova sociedade.Amei a matéria, e já compartilhei.
Lygia Richard
Parabéns a esta iniciativa, com certeza traz melhora na qualidade de vida das crianças e das famílias!
Sandra Regina Rocha
Trabalhei na creche Jardim Ecológico Amurt Amurtel em Sorocaba…e por infelicidade foi fechada…peço de coração que vcs ajudem a reabrir e acolhermos as crianças para ajudar as mães que precisam de cheche….por favor!