Share This Article
Quem nunca ouviu aquele ditado “Quem planta seus males espanta“? Pois, no Asilo São Vicente de Paulo, localizado na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, ele está sendo levado ao pé da letra.
Devido à pandemia, os idosos que moram no local passaram a demonstrar sintomas de solidão muito mais acentuados, uma vez que deixaram de receber visitas por conta do risco de contaminação. Para tentar amenizar a sensação, a equipe do asilo recorreu a plantoterapia: montou uma horta comunitária no local, incentivando os idosos a passar o tempo cultivando alimentos.
A prática já é, comprovadamente, uma terapia mental – e, de quebra, também ajuda no físico dos idosos, já que os leva a se movimentar mais. Para garantir que todos pudessem participar, independente de limitações físicas decorrentes da idade, a horta foi construída em vários níveis. Assim, é possível mexer na terra de pé, sentado no chão ou ainda em bancos ou cadeiras de roda.
As frutas, verduras e legumes cultivados pelos idosos são usados nas refeições servidas a eles no asilo e ainda sobra! O excedente é doado a outras instituições locais e também vendido à população, já que o asilo depende de contribuições financeiras para se manter.
Uma ideia para ser replicada em outros asilos Brasil afora, não?