Share This Article
Por meio do WFP Centro de Excelência, que mantém em parceria com o PMA, o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, o Brasil está apoiando ações e políticas de incentivo à produção agrícola sustentável de alimentos em áreas urbanas do Zimbábue, na África.
A iniciativa, implementada em 2011, envolve também os governos da China, Índia e África do Sul, visando contribuir para a redução dos índices de insegurança alimentar e desnutrição entre a população do Zimbábue – que figura entre os piores do mundo.
Segundo a diretora do Programa no Brasil, Francesca Erdelmann, os esforços conjuntos internacionais são de extrema importância para garantir que o país consiga cumprir os compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, “acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular dos pobres e pessoas em situações vulneráveis, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano”.
Além de apoiar ações de incentivo à agricultura familiar, o PMA também está apoiando o governo do Zimbábue no desenvolvimento de seu Plano Estratégico 2022-2027, para que estabeleça programas de proteção social sustentáveis, com foco nos sistemas alimentares.