Categorias: Animais

Contra extinção da espécie, PR realiza reprodução de harpia inédita na América do Sul

Em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Programa de Reprodução da Harpia, promovido pela Itaipu Binacional, registrou um feito histórico: o nascimento da primeira ave da espécie cuja mãe também nasceu em cativeiro. Isso porque a segunda geração criada em cativeiro é um caso inédito na América do Sul e raro no mundo todo.

A mãe é uma harpia fêmea que nasceu no RBV (Refúgio Biológico Bela Vista), em 2009, fruto de uma das primeiras reproduções bem-sucedidas do programa. Ela é filha do casal mais antigo do local, inaugurado em 2005.

A mãe, hoje com 17 anos, foi resgatada do Arco do Desmatamento, na região do Pará. Já o pai, de 18 anos, foi encontrado em uma caixa de papelão na Ponte Amizade, na fronteira com o Paraguai. A união resultou em 26 reproduções de sucesso – quase metade de todas as harpias nascidas em cativeiro no Brasil.

Com os novos filhotes, somam-se 31 nascimentos de harpia no local, o que faz do programa da Itaipu Binacional o maior do mundo. O plantel conta hoje com 29 exemplares da espécie, entre jovens e adultos. Seis filhotes nascidos no RBV foram doados a outras instituições.

A harpia é um dos maiores, mais pesados e mais fortes gaviões do mundo. Adulto, o animal pode chegar a até dez quilos e dois metros e meio de envergadura. O talão, como é chamada a unha da ave, mede até 9 centímetros, equivalente à unha de um urso pardo. Um bichão e tanto que está ameaçado de extinção no mundo.

Foto: Alexandre Marchetti

Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Leave a Comment

Veja Comentários

  • É considerada a maior ave de rapina do mundo e é nativa do nosso território.

  • Aqui no Rio Grande do Sul o principal inimigo da harpia são os proprietários de ovelhas. Eles nem esperam para ver se a ave vai tentar pegar um de seus cordeiros, simplesmente quando enchergam uma pousada em uma árvore ou mourão, mesmo muito longe de sua propriedade, eles atiram e matam a ave que estava na sua sem fazer mal ao fazendeiro que a abateu. Não podem enxergar, matam pra acabar com a espécie mesmo.

Compartilhe
Publicado por
Web Rádio Água

Posts recentes

Países podem ser 100% alimentados por energia limpa, segundo IRENA

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), é possível alcançar um setor elétrico mundial…

2 horas atrás

11 toneladas de produtos orgânicos são doados para moradores de Paraisópolis

A Enel Distribuição São Paulo está doando 11 toneladas de produtos orgânicos – verduras e…

1 dia atrás

Jornada de Agrofloresta: como plantar comida sem veneno e regenerar a Natureza

A Agrofloresta é considerada a agricultura do futuro. É uma nova forma de cultivar alimentos…

2 dias atrás

Telhados solares batem novo recorde no Brasil em 2020 mesmo com pandemia

Apesar da queda nas vendas durante os primeiros meses da pandemia, o mercado solar brasileiro…

6 dias atrás

O que a moda tem a ver com a poluição marinha?

Um aspecto da poluição marinha nem sempre tão difundido refere-se aos impactos da moda nos…

1 semana atrás

Projeto oferece oficinas de profissionalização para mulheres no Ceará

Neste mês celebramos o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, data para reconhecer a luta…

1 semana atrás