Share This Article
Um dos personagens mais famosos da Turma da Mônica acaba de sair das histórias em quadrinho para ganhar as ruas do Brasil e lutar por uma boa causa: a economia de água. Um grupo anônimo formado por jovens das áreas de comunicação e artes da capital paulista está engajado em pintar o rosto do Cascão nas calçadas da cidade, acompanhado da frase “Não quero água“.
A intervenção urbana é uma crítica ao desperdício de água na região metropolitana de São Paulo, que há meses vive uma crise de abastecimento. Mesmo sabendo do problema, a população continua lavando carros, esguichando a calçada para varrer folhas e regando os jardins com mangueira.
A atitude dos jovens, que não querem se identificar, está agradando os mais conscientes. Pessoas de outras cidades – como Belo Horizonte, Juíz de Fora e Rio de Janeiro – até já procuraram o grupo para pedir ajuda para levar a iniciativa para seus municípios – e eles prontamente atenderam ao pedido, é claro!
Dezenas de Cascões já foram desenhados nas calçadas para conscientizar (ou pelo menos envergonhar) quem anda desperdiçando água por motivos banais. No Instagram, o grupo registra suas ações no perfil @naoqueroagua. Lá, também é possível fazer denúncias de pessoas que estão usando água sem responsabilidade e merecem receber uma visitinha do personagem de Maurício de Sousa!
Flagrou algum desperdício e quer dar uma lição no “delinquente”? Não hesite! Bote a boca no trombone no @naoqueroagua e espere por uma visita do Cascão!
Foto: Reprodução/Instagram