Share This Article
Muito se fala em COP16, Emissões de Gases, Mudanças Climáticas… Você já parou para pensar o que você tem a ver com isso? Através do consumo consciente, todos nós podemos fazer a diferença e reduzir o impacto dos nossos hábitos para o nosso planeta. Consumir conscientemente é você pensar desde a aquisição do produto até seu descarte adequado, passando pelo uso do produto. É preciso refletir sobre o poder das nossas escolhas e adotar hábitos simples. Nós somos bilhões nesse planeta e, juntos, temos o grande poder sobre a indústria que consumimos. Quanto mais exigentes somos, mais o mercado se adequará as novas realidades.
Para saber qual tipo de consumidor você é, o Instituto Akatu tem o Teste do Consumo Consciente, que analisa comportamentos e valores para avaliar o grau de consciência das pessoas ao consumir algo – de água e energia elétrica em casa, passando pela maneira como você se desloca até o planejamento das compras. De acordo com a última Pesquisa Akatu, realizada em 2018, somente 4% dos brasileiros podem ser classificados como consumidores conscientes, aqueles com comportamento ativo, que de fato praticam os 5Rs da Sustentabilidade e que tomam suas decisões de consumo com base no que é melhor para o coletivo e para o meio ambiente.
Nós do The Greenest Post conversamos com o Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Instituto Akatu. Criado há 20 anos, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.
OBS: Eu fiz o teste da Akatu e descobri que sou considerada “Consumidora Consciente”, dentro dos 4% da população! E você? Faça o teste e conte para a gente nos comentários!