Categorias: Inspiração

Consultor de sementes online ajuda você a começar sua horta nessa quarentena

Em tempos de distanciamento social em que é necessário estar mais tempo dentro de casa, uma das reflexões que surgiu com força nas redes sociais foi a oportunidade de rever nossos hábitos diários, incluir novas atividades e dar atenção a ações que nos conectem verdadeiramente com nossa família e com a natureza.

Fazer uma horta em casa rapidamente se tornou opção número um para quem está passando mais tempo em casa e pode ser um uma forma de ampliar a consciência sobre comer melhor e cuidar da imunidade. Atividade acessível, que pode ser realizada por pessoas de todas as idades e com ótimos efeitos para a saúde mental, o ato de plantar para colher e comer também é forte aliado na busca por comer de forma mais saudável.

A OMS indica que cada pessoa consuma 400g de frutas e hortaliças por dia. Como brasileiros, ainda estamos longe dessa marca, mas para quem planta em casa essa é uma realidade que tende a melhorar mais rapidamente. Há pesquisas que indicam que quem planta em casa compra frutas e hortaliças em maior quantidade do que aqueles que não plantam.

A empresa brasileira ISLA Sementes, há 65 anos no mercado, é pioneira também na forma de comunicar com a população. Ciente da sua importância na cadeia da alimentação saudável no Brasil, há quase uma década a empresa investe em conteúdo próprio para aproximar o consumidor do horticultor, auxiliando no entendimento sobre a importância de questões como a sazonalidade e ciclo de vida dos vegetais.

Através de seu Canal no Youtube e perfis no Instagram e Facebook está disponível uma série de informações úteis para quem deseja começar a plantar agora, assim como para quem deseja aprofundar seus conhecimentos. Com nomes fáceis como “Quero ter uma horta, e agora?”, as dicas são plurais e incluem temas como onde plantar para quem tem muito espaço ou para quem só pode plantar em vasos dentro de casa, indicação de sementes para plantar em cada região do país e informações técnicas para evitar bichinhos indesejados na horta. A curadoria de receitas para cozinhar melhor em casa com hortaliças é um dos conteúdos que podem ser acessados pelo site vamoscomermelhor.com.br, que também apresenta mapas de cultivo por estação.

E, na dúvida do que plantar, o recém-lançado Consultor de Sementes pode ser uma grande aliado. A plataforma traz indicações para nos auxiliar a escolher qual a opção mais adequada para plantar na horta de casa. É bem simples de usar: respondendo duas ou très perguntas sobre conhecimento e desejos em relação ao plantio e o Consultor entrega até três opções de variedades para aqueles que querem diversificar sua colheita ou viver a primeira experiência de cultivo.

Pela hashtag #minhahorta é possível acompanhar o que pessoas de todo Brasil estão plantando em suas casas durante esse período de quarentena no Brasil.

Foto: Divulgação

Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Jéssica Miwa

Posts recentes

Jardineiro “gangster” espalha plantações de alimentos nas calçadas de Los Angeles

Ron Finley tem um humor impecável ao falar de agricultura. Ele vem transformando o conceito…

1 dia atrás

Mergulho virtual nas águas de Belize ensina como proteger os oceanos

Por ONU Você gostaria de mergulhar nas águas caribenhas do Belize para aprender como proteger…

1 dia atrás

Como ter uma horta de temperos em casa? Aprenda a cuidar de 9 diferentes hortaliças!

O momento que estamos vivendo despertou o interesse de muitas pessoas por ter uma horta…

1 dia atrás

Amazônia registra recordes de focos de calor em julho

No dia 30 de julho, a Amazônia registrou mais um triste recorde: 1.007 focos de…

1 semana atrás

Supermercado comercializa hortaliças orgânicas produzidas em projeto social

Como forma de incentivar transformações positivas na sociedade, o Pão de Açúcar começa a comercializar…

1 semana atrás

Pessoas físicas agora podem contratar plano de assinatura de energia solar

Residenciais e produtores rurais mineiros poderão, a partir de agosto, contratar o serviço de Energia…

1 semana atrás