Share This Article
Você sabe de onde vem o alimento da sua mesa? Quem plantou, colheu e trouxe até você? A procedência da comida é muito importante, porque é algo crucial para a saúde. Por isso o governo americano lançou, em 2009, um mapeamento dos fazendeiros regionais e orgânicos dos Estados Unidos.
São mais de sete mil produtores listados com a ferramenta, que permite pesquisar e averiguar a procedência dos alimentos consumidos, garantindo saúde para gerações futuras. Além disso, o mapa fomenta a produção local e orgânica de pequenos produtores rurais.
Com isso, a agricultura de subsistência familiar é fortalecida e grandes corporações perdem espaço e influência no mercado – salvando os solos e a saúde. E a alimentação saudável é difundida!
Os EUA têm a segunda maior taxa de obesidade do mundo, perdendo apenas para o México. Grande parte da população mundial sofre com o sobrepeso, característica bastante comum na sociedade do fastfood e da tecnologia.
Vale lembrar que a pegada ecológica do alimento é reduzida junto com a distância de transporte, pois diminui a emissão de gases de efeito estufa.
Foto: David Barrie/Creative Commons