Share This Article
Ouviu falar que o ambiente urbano não é nada amigável para se cultivar alimentos orgânicos no quintal? Papo furado! Hortas urbanas são cada vez mais populares nas cidades e se multiplicam os coletivos que aproveitam cada espaço disponível para produzir alimentos de qualidade, colorir a selva de pedra em que vivemos e, de quebra, fortalecer a comunidade. Para você que precisa de inspiração, confira cinco motivos para se engajar em hortas urbanas comunitárias.
Curtiu? Então, que tal aproveitar o quintal da sua casa ou aquele espaço que tem disponível no apê e produzir seu próprio alimento? Um canal de televisão americano lançou um novo reality show chamado Yardfarmers (ou Agricultores de Quintal, em tradução livre). O programa acompanhará seis jovens na aventura de criar uma horta urbana — muitas vezes sem apoio dos pais.
“A parte mais difícil de cultivar o jardim do meu pai é conviver com ele”, conta um dos integrantes no vídeo. “A última coisa que a minha mãe quer fazer é cultivar alimentos. Ela enxerga isso como um passo para trás porque a família dela trabalhava com agricultura e trabalhou muito para conseguir deixar a prática para trás”, explica outra participante.
Cultivar o próprio alimento tem muitos benefícios. Entre eles, garantir a procedência do que comemos e transformar espaços improdutivos em verdadeiras fontes de saúde.
A primeira temporada do programa já está concluída, mas se você conhece algum jovem americano (de 21 a 30 e poucos anos) que mora com os pais e quer começar uma horta, as inscrições para a segunda temporada já estão abertas. O reality show é uma parceria entre o Worldwatch Institute e a empresa de produção Big Mouth.
Assista ao trailer do programa, abaixo!