Share This Article
Peixes, pássaros, tartarugas e tanto outros animais ameaçados pelas ilhas de plástico que se formam nos oceanos mundo afora podem começar a respirar mais aliviados. Pipocam cada vez mais, no mundo da moda, iniciativas que recolhem e utilizam esses resíduos na fabricação de peças ecológicas – como, por exemplo, a marca de roupas do campeão mundial de surf Kelly Slater.
A novidade da vez é o tênis Primeknit, da Adidas. Desenvolvido em parceria com a ONG Parley for the Oceans, ele é 100% feito com resíduos plásticos retirados do oceano – desde as fibras e fios até os filamentos.
O material foi recolhido durante uma expedição de barco pela Costa Oeste da África que durou 110 dias. Entre o “lixo” coletado, estão PETs, chinelos, tampinhas de garrafa, sacolas plásticas e redes de pesca que, agora, vão calçar diversas pessoas – e poupar inúmeras vidas de espécies animais.
O tênis ainda é um protótipo, mas a Adidas garante que vai investir em sua comercialização e, ainda, no desenvolvimento de outros produtos da marca feitos com os resíduos plásticos – como shorts e camisetas. Tomara que essa moda pegue!
Foto: Divulgação/Adidas
1 Comment
arthur palhano bento
é tão bom ver ações como essa, é interessante refletir que somos MILHÕES pelo mundo assim como existe uma vasta quantidade de lixo no oceano, se as pessoas começassem a se mobilizar por isso e de fato, usar e vender conteúdos advindos do “lixo” do mar, a gente já resolveria um problema enorme, ilhas com plastico são construídas assim como existem inúmeros pobres e se roupa pelo mundo, ta na hora de mudar né gente, eu apoio muitíssimo.