Conheça o parque (em SP) 11 vezes maior que o Ibirapuera

Conheça o parque (em SP) 11 vezes maior que o Ibirapuera
29 abr 2019

Você sabia que a zona leste de São Paulo abriga um parque que é onze vezes maior que o Ibirapuera e equivale a cinco Central Parks? O Parque Ecológico do Tietê tem nada menos do que 14 milhões m². Com projeto arquitetônico e paisagístico assinado pelo famoso Ruy Ohtake, o PET, como é chamado pelos visitantes, representa um verdadeiro símbolo de conservação e respeito à natureza.

Quando foi idealizado, na segunda parte dos anos 1970, o objetivo era preservar o Rio Tietê e um pouco de suas várzeas, além de possibilitar uma área de lazer para a população da Região Metropolitana de São Paulo. Em quase quatro décadas de existência, o papel do PET foi além. Ele preserva uma rica fauna e flora e ainda oferece uma série de atividades educacionais com trilhas, dicas de consumo sustentável e uma biblioteca.

“Aqui é muito procurado por pessoas que fazem mestrado e doutorado que estão fazendo trabalho sobre o Tietê e recursos hídricos. Temos um número grande de livros e pesquisas dessas temáticas”, explica Iracema Teixeira Pinto, responsável pela biblioteca.

Opções

O PET abriga ainda o CRAS, Centro de Recuperação de Animais Silvestres, que resgata, especialmente, aves apreendidas pelo Estado de São Paulo. Fora isso, o espaço conta com opções de recreação como pedalinhos no lago principal, pista de atletismo e bicicross, 9 km de trilhas, playground, quadras e futsal, ciclovia e quiosques para churrasco.

“Moro no Jardim Pantanal e sempre venho aqui depois da aula, andar de bike e fazer uns exercícios”, contou a estudante Laís Rocha, de 17 anos. A amiga Ana Maria também é frequentadora assídua. “Acho a estrutura bem bacana por isso venho sempre para fazer ginástica. Venho andando do Jardim São Francisco ou de bike. É muito bom ter este espaço”, comemora Ana.

Mensalmente, o parque recebe aproximadamente 300 mil visitantes. Boa parte dos frequentadores moram nas redondezas ou em Guarulhos. “Sempre vi este espaço quando passo de carro para ir pra Guarulhos, mas não sabia que era um parque aberto ao público”, conta a moradora da zona leste Leni Patrício. “Com certeza, vou me programar para passar o dia com as minhas crianças lá”.

O Parque é administrado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e conta com dois núcleos e dois endereços de entradas.

Parque Ecológico do Tietê

Engenheiro Goulart
Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 17h
Estacionamento: 1.000 vagas no estacionamento externo
Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70

Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu do Tietê, quiosques grandes, quadras, campos de futebol, palco ao ar livre, anfiteatro e teatro de arena.

Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque.

Vila Jacuí
Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 19h – Entrada gratuita
Estacionamento: 178 vagas
Telefone: (11) 2033-1940
Endereço: Rua Catleia, 911, União de Vila Nova

Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: quiosques com churrasqueira, salões de festas e campos de futebol.

Como Chegar: Entre no km 23, da Rodovia Ayrton Senna, pista sentido Rio de Janeiro; de Metrô, desembarque na Estação Artur Alvim, pegue o ônibus 2702-10 – Vila Americana – desça na Av. São Miguel, altura do nº 9.000, siga até o acesso ao túnel da CPTM. Após passar pelo túnel já estará no parque.

Fonte: Governo de São Paulo

Foto: Divulgação



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *