Share This Article
Na liderança da ONG americana Durrell Wildlife Conservation Trust, o biólogo Carl Jones conseguiu realizar um feito nunca antes alcançado por um profissional sozinho: ele é responsável por salvar 12 espécie de aves da extinção completa!
Com certeza, você quer entender qual é o segredo! Segundo a ciência clássica, para salvar um animal da extinção é preciso primeiro entender completamente qual fator está ameaçando a sobrevivência da espécie para então combatê-lo. Mas Carl Jones não acredita nisso. Para ele, basta garantir cinco principais variáveis: alimentação, habitat, competição, predação e doenças.
“Se há necessidade de alimento, você passa a alimentá-lo. Se há a necessidade de habitat, você disponibiliza locais seguros para tanto. Não é preciso estudar o assunto por 20 anos para salvar uma espécie”, explica Jones. Falcão das Maurícias, Pombo-de-Rosa e Periquito do Conto, entre outras espécies, foram beneficiados por essa técnica.
Segundo a WWF, atualmente uma em cada oito espécies estão ameaçadas por extinção definitiva. O problema é grave e, nesse campo, Jones ganhou prestígio. “Não conheço nenhum outro conservacionista que tenha salvo tantas espécies quanto Jones”, ressalta Simon Stuart, Presidente da Comissão de Sobrevivência das Espécies da IUCN.
Foi Simon, inclusive, que nomeou Jones para ganhar o prêmio Indianápolis – equivalente ao Oscar do mundo da conservação. O jornal The Guardian escreveu uma extensa reportagem, em inglês, sobre o biólogo. Você pode acessá-la aqui.
Foto: Divulgação/Durrell Wildlife Conservation Trust