O bairro australiano onde moradores colhem alimentos frescos na rua de graça

03 maio 2016
Na Austrália, mais especificamente em Sunshine Coast, os moradores de um bairro se uniram em uma missão: plantar seu próprio alimento. Desde 2009, os moradores de 11 ruas passaram a plantar em suas calçadas. Hoje, o bairro de Buderim é conhecido como o Lar das Hortas Urbanas.
Ao caminhar pelas ruas da região, avista-se facilmente bananas, pimentão, alecrim, limão e dezenas de outros tipos de frutas e vegetais. Para ter uma ideia, apenas em 2015, os moradores colheram 900 quilos de banana e 300 quilos de repolho DE GRAÇA. Mas quem mora por lá não é obrigado a plantar.
Para a comunidade, a comida gratuita não é a parte mais importante das hortas urbanas: a ligação entre os moradores, que é construída a partir do cultivo, é o melhor da iniciativa. “Prezamos a coesão entre os diferentes domicílios, que agora está acontecendo, inclusive, em um nível intergeracional – desde a criança mais nova até o aposentado de noventa anos”, conta o co-fundador da ideia, Duncan McNaughty.
Ficou inspirado? Que tal arregaçar as mangas e mobilizar as pessoas da sua rua para a criação de uma horta urbana?
Excelente reportagem! É muito importante que exemplos inspiradores como este e outros publicados pelo The Greenestpost em português sejam cada vez mais divulgados, pois muitos ainda não dominam o idioma internacional por excelência (o inglês) e, embora mesmo com a internet, notícias como esta, que realmente ajudam a construir um mundo mais solidário e de orientação ecológico-comunitária, nem sempre chegam ao grande público – ou, pelo menos, demoram a fazê-lo! Parabéns e continuem com seu trabalho verdadeiramente educativo, que certamente inspirará muitos no Brasil e, espero, também em outros países de língua portuguesa, way to go, folks!!