Share This Article
Na Austrália, mais especificamente em Sunshine Coast, os moradores de um bairro se uniram em uma missão: plantar seu próprio alimento. Desde 2009, os moradores de 11 ruas passaram a plantar em suas calçadas. Hoje, o bairro de Buderim é conhecido como o Lar das Hortas Urbanas.
Ao caminhar pelas ruas da região, avista-se facilmente bananas, pimentão, alecrim, limão e dezenas de outros tipos de frutas e vegetais. Para ter uma ideia, apenas em 2015, os moradores colheram 900 quilos de banana e 300 quilos de repolho DE GRAÇA. Mas quem mora por lá não é obrigado a plantar.
Para a comunidade, a comida gratuita não é a parte mais importante das hortas urbanas: a ligação entre os moradores, que é construída a partir do cultivo, é o melhor da iniciativa. “Prezamos a coesão entre os diferentes domicílios, que agora está acontecendo, inclusive, em um nível intergeracional – desde a criança mais nova até o aposentado de noventa anos”, conta o co-fundador da ideia, Duncan McNaughty.
Ficou inspirado? Que tal arregaçar as mangas e mobilizar as pessoas da sua rua para a criação de uma horta urbana?
1 Comment
Jo Alex SG
Excelente reportagem! É muito importante que exemplos inspiradores como este e outros publicados pelo The Greenestpost em português sejam cada vez mais divulgados, pois muitos ainda não dominam o idioma internacional por excelência (o inglês) e, embora mesmo com a internet, notícias como esta, que realmente ajudam a construir um mundo mais solidário e de orientação ecológico-comunitária, nem sempre chegam ao grande público – ou, pelo menos, demoram a fazê-lo! Parabéns e continuem com seu trabalho verdadeiramente educativo, que certamente inspirará muitos no Brasil e, espero, também em outros países de língua portuguesa, way to go, folks!!