Share This Article
A aids já está presente em nossa sociedade por algumas décadas e, apesar de ter diminuído bastante sua incidência em algumas regiões, a África ainda sofre muito com o problema. O fato é que apenas a camisinha não está dando conta de combater o vírus.
Financiado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Inglaterra e pela Fundação Bill&Melinda Gates, a organização Internacional Partineship Microbicides desenvolveu um anel uterino que promete proteger a mulher do vírus HIV.
O anel é de silicone e contorna o colo do útero. A grande sacada é que ele libera o antiretroviral aos poucos, de modo que a proteção dura um mês inteiro.
Atualmente a novidade está em fase de teste, na própria África. O resultado está previso para sair em breve e, se tudo der certo, a tecnologia será possível em larga escala já em 2018.
No futuro, a organização pretende desenvolver um anel que, além de proteger as mulheres contra o vírus da aids, também atue como contraceptivo – mas isso já é assunto para outro post!