Share This Article
Durante essa semana, com a Página 22 em mãos, fiquei bastante contente com a matéria de capa. A edição desse mês selecionou alguns casos de empreendedores que partiram de causas ligadas à sustentabilidade para criar os seus negócios.
É o caso, por exemplo, da Recomércio, empresa que explora o mercado de celulares usados.
Amaury Bertaud, criador da iniciativa, é um francês com longa experiência no mercado europeu de telecomunicações e identificou a oportunidade de empreender no Brasil com reuso e reciclagem de materiais tecnológicos de celulares.
A lógica da empresa é bem simples: a Recomércio compra os celulares que já estão fora de uso e analisa suas condições. Se o aparelho estiver em boas condições, é recondicionado e colocado à venda na internet – inclusive, com garantia. Se, por outro lado, o aparelho já estiver obsoleto ou quebrado, é encaminhado para a reciclagem e reaproveitamento dos componentes.
Por que essa é uma solução interessante?
1. Os smartphones podem durar até 4 anos, mas o brasileiro troca de aparelho em média uma vez por ano. O recondicionamento pode aproveitar ainda até três anos da vida útil do aparelho.
2. A Recomércio faz o descarte correto dos componentes e minimiza, portanto, que materiais valiosos e de difícil acesso fiquem parados nas gavetas das empresas e das pessoas, diminuindo a velocidade de descarte de smartphones.
3. É uma proposta que colabora para a Política Nacional de Resíduos Sólidos ao oferecer soluções para lojas que vendem e recebem celulares usados.
4. Ajuda na diminuição da informalidade na comercialização de celulares usados, melhorando as condições para o vendedor e para o comprador desses aparelhos.
Os números desse mercado também são bastante estimulantes! A matéria aponta que 80% dos celulares comprados pela empresa estão em boas condições e ainda podem ser reutilizados. Ao mesmo tempo, estima-se que o mercado internacional de celulares usados pode movimentar até US$ 17 bilhões só em 2017.
Outros empreendedores inspirados em soluções sustentáveis estão na edição nº99 da Página 22.
Vamos compartilhar essas inovações?