Share This Article
Enquanto Ted Cruz, pré-canditado à presidência americana, promete liberar novamente a venda de batatas fritas na merenda escolar, o distrito de Sausalito, localizado no estado da Califórnia, tornou-se a primeira cidade americana a oferecer merenda 100% orgânica em todas as suas escolas.
A cidade, que possui só oito mil habitantes, agora alimenta melhor seus 500 estudantes. Todos os ingredientes utilizados na preparação dos alimentos servidos nas instituições de ensino são orgânicos e não transgênicos. E mais: 90% deles são produzidos localmente. A ação começou como beta em 2013, em parceria com a ONG Turning Green, que tem por objetivo ajudar adolescentes a cuidar melhor do planeta.
Além de mudar radicalmente o cardápio dos estudantes, uma horta é cultivada na escola e aulas de nutrição foram incorporadas ao currículo dos estudantes. O chef de cozinha responsável pela preparação dos alimentos também recebe dicas e feedback dos estudantes para tornar o processo ainda mais participativo.
Segundo Steve Van Zant, superintendente do programa, “desde que a escola começou os testes, em 2013, os estudantes estão comendo comida de verdade no café da manhã e no almoço, os casos de mau comportamento caíram, a presença na escola tem aumentado e o desperdício de comida diminuiu”.
Aqui no Brasil, a merenda orgânica já é realidade nas escolas geridas pelo município de São Paulo desde março de 2015. Uma iniciativa para ser expandida por todo o país, não?