Share This Article
Já consagrado método de construção na China, a casa-container é uma saída prática, barata e ecológica para quem planeja mudar de endereço.
Ao adaptar containers antigos em forma de casa, descobriu-se que, além de mais barata, ela é mais resistente a terremotos e goteiras durante chuvas fortes. E mais: apesar de ser de metal, não é mais quente que uma casa de concreto – fator importante para o clima brasileiro –, se construída de maneira adequada para ventilação.
A primeira casa de containers construída na Índia fica perto de Bangalore, cidade localizada no sul do país com quase nove milhões de habitantes, e foi construída em 2011 pelo instrutor esportivo Kameshwar Rao, na época com 33 anos, para abrigar sua mulher e dois filhos. O preço final da construção foi menos que a metade do convencional.
“Em 2006 fui para a Alemanha a trabalho e morei em uma casa móvel feita de container por mais de um mês. Foi quando eu me toquei que poderia usá-los para construção de minha casa”, contou Rao para o jornal The Bangalore Mirror.
Outros detalhes da casa também são bastante ecológicos: a janela feita de garrafas de vidro e a pia da cozinha feita a partir do funil de caminhão velho são exemplos de como materiais podem ser reutilizados de maneira útil e charmosa.
Após a construção de sua casa, que ficou conhecida como “Dabba Mane” ou “Box House”, e impressionado com a repercussão dela, Rao criou a Container Solutions India, empresa que ajuda na concepção e construção de casas com a mesma técnica.
Assista, abaixo, ao vídeo que mostra a casa com detalhes!