Conheça a loja que dispensa embalagens de plástico descartável

Conheça a loja que dispensa embalagens de plástico descartável
05 fev 2019

Seguindo o exemplo de Berlim, Paris e Motreal, a cidade de Nova York ganhou uma loja onde embalagens descartáveis não é bem-vinda! Localizada no Brooklyn e batizada de Precycle, a recém inaugurada loja vende tudo a granel – com zero plástico descartável para embalagens.

A quantidade de embalagem que adquirimos junto com os produtos que compramos é desesperadora! Qualquer compra pequena, para passar a semana, significa pelo menos uma sacola inteira de materiais recicláveis que (se tivermos muita sorte e responsabilidade) será reaproveitado – afinal, apenas 3% do lixo no Brasil é reciclado.

Leia também: Chega de embalagens! Grande rede de supermercados brasileira passa a vender a granel

Natural da Letônia, Katerina Bogatireva, responsável pela iniciativa, conta recorda levar embalagens reutilizáveis para fazer compra durante sua infância e que de acordo com sua cultura, não é concebível o desperdício de alimentos. “Iniciativas como esta existem no mundo inteiro”, acredita.

Ao chegar nos Estados Unidos, a cultura do descartável a pegou de jeito. Quando se olhou no espelho, já havia adotado todas as facilidades oferecidas em abundância. “Durante alguns anos, você esquece seus valores”, relembra. Com o tempo, a reflexão tomou conta. Foi assim que decidiu inaugurar a loja que dispensa toda e qualquer embalagem descartável de suas prateleiras.

O objetivo é não apenas fazer a diferença nos hábitos consumistas, mas também tentar transformar o hábito em uma nova norma – pelo menos para algumas pessoas. Um passo de cada vez, não é mesmo? “É uma gota no oceano, mas precisamos começar de algum lugar”, explica.


 


Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *