Share This Article
Salas de aula com quatro paredes, quadros verdes, giz e muito pó no ar? A Green School Bali é a prova viva de que instituições de ensino não precisam ser assim. Inovando na infraestrutura e na proposta pedagógica, a escola naturalista conquistou o coração de ambientalistas do mundo inteiro.
Além de ensinar lições que de fato serão úteis para a vida toda, a escola também tem importante papel de reconectar seus alunos com a natureza — principalmente em uma era urbana, cinza e tecnológica. É uma maneira de aprender desde cedo sobre sustentabilidade e meio ambiente.
Localizada na cidade de Bali, na Indonésia, a escola foi inaugurada em setembro de 2008 com apenas 98 estudantes. John e Cynthia Hardy, os idealizadores do projeto, a criaram em 2006 depois de ler o texto “Três Primaveras”, de Alan Wagstaff, e assistir ao documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore.
O local é pensado dentro dos princípios da permacultura e estudantes ajudam a cultivar hortas orgânicas dentro de suas atividades diárias de aprendizagem. Bambu, grama e lama são os principais materiais utilizados para a construção da estrutura.
O objetivo é formar cidadãos preparados para administrar recursos naturais, ensinando o pensamento crítico e criativo. Em 2012, a escola até ganhou o prêmio internacional The Greenest School on Earth.
3 Comments
Ismael Soares Filho
Penso em fazer isso tb 🙂
Marilza Baptista
Aprecio a proposta. Já sei que a escola fica no RS. Sou coordenadora pedagógica e também professora há cerca de 26 anos. Minha maior contribuição seria com alunos do fund I. Caso haja alguma oportunidade de trabalho me coloco à disposição. Atualmente sou coord pedagógica do Colégio Ofelia Fonseca em SP.
Um forte abraço e muitos Vivas à iniciativa!