Share This Article
Estudo, escola, aprendizagem… O que te passa na cabeça ao ouvir essas três palavras? Provavelmente uma sala de aula, professora, lousa e carteiras – com direito a uma maçã na mesa frontal! Adivinha só: não precisa ser assim!
Na Suíça, escola de educação infantil oferece toda a bagagem necessária para a criança fora da sala de aula. E melhor: ao ar livre, em contato com a floresta local. Entre os 4 e 7 anos, as crianças aprendem tudo que é preciso para sobreviver na natureza (inclusive manusear facas e cortar madeira para acender uma fogueira, por exemplo).
É claro que a diversão também rola solta. Muitas vezes, inclusive, a “hora de estudar” não é separada da “hora de brincar”. Até porque aprender pode ser muito divertido! A novidade foi tema de um documentário chamado “School’s Out: Lessons From a Forest Kindergarden”. Assista ao trailer, abaixo!
Nesta escola, obesidade, hiperatividade e déficit de atenção não têm vez! O papel dos professores vai além de monitorar: é instigar os pequenos para transformar a natureza em um espaço cada vez mais interessante (como se fosse preciso).
Estudos recentes concluem que crianças passam menos do que a metade do tempo fora de casa (em comparação há 20 anos). Enquanto isso, o tempo em frente a aparelhos eletrônicos sobe exponencialmente. Algo está errado, não?
2 Comments
jefferson
Eu concordo totalmente com essa postura de educação ao ar livre ,reflete a ideia de aprendendo com o cotidiano, e com isso fortalecendo fundamentos importantes para o seu processo de cognição seja ele social,intelectual e físico.