Categorias: Mobilidade

Conheça a cidade que bonifica com sorvete, cinema ou cerveja quem deixa o carro em casa

A mobilidade urbana vem ganhando cada vez mais opções e o transporte individual por meio de automóvel próprio tem se mostrado cada vez mais ineficiente! Por isso, diversas cidades ao redor do mundo vêm tomando medidas importantes para fomentar meios alternativos de se locomover.

Seja aumentar malha de ciclovias na cidade ou até mesmo proibir circulação de carros em locais críticos. A Noruega testou financiamento para bikes elétricas a seus residentes (equivalente a R$3.600,00) e Milão pilotou um programa para pagar dinheiro a quem fosse de bike para o trabalho.

Bolonha, na Itália, ganha seus cidadãos ao oferecer sorvete ou cerveja de graça para aqueles que deixarem o carro em casa e adotarem transporte público ou bicicleta. Além de melhorar o trânsito a cidade de quebra evita emissão de poluentes na atmosfera.

O sistema de bonificação funciona por meio de um aplicativo chamado Bella Mossa, que em tradução livre significa “Bom Trabalho”. Segundo Marco Amadori, urbanista idealizador do projeto, todos têm a possibilidade de ser recompensado ao adotar meios de transporte alternativos.

O sistema é simples: ao baixar o aplicativo, o usuário consegue registrar as viagens que faz em transporte público ou de bicicleta e, em seguida, trocar os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa. É possível identificar fraudes graças a um sistema de GPS, pois ele consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem para conferir se estão de acordo com os selecionados no aplicativo.

Além de computar os pontos, o aplicativo calcula a quantidade de gases efeito estufa foram poupados por conta da escolha consciente.

O sistema funciona apenas durante seis meses por ano e é financiado pela prefeitura da cidade italiana. Em 2017, foram registrados 3,7 milhões de quilômetros percorridos e cerca de 16 mil cupons foram trocados.

Foto: picjumbo_com/Creative Commons

Jéssica Miwa @jessicamiwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Compartilhe
Publicado por
Jéssica Miwa @jessicamiwa

Posts recentes

1ª vacina contra ebola é aprovada e chega a país da África com maior epidemia da doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a aprovação da primeira vacina contra o ebola por reguladores europeus de…

1 dia atrás

Nada de usar descartáveis! México produz talheres e canudos biodegradáveis com caroço de abacate

Responsáveis por cerca de metade do consumo de abacate do mundo, os mexicanos adoram usar o fruto em suas receitas…

1 dia atrás

Minas Gerais terá maior usina solar do mundo até 2023

O governo de Minas Gerais fechou parceria com a empresa espanhola Solatio que garante o investimento de cerca de R$…

1 dia atrás

A escola indiana em que a mensalidade dos alunos é paga com lixo plástico

Em Assam, na Índia, a miséria sempre foi uma realidade. Crianças, muito novas, largavam os estudos para fazer trabalhos braçais…

2 dias atrás

Muito mais sustentável! Indústria da moda substitui algodão por fibra de “maconha” na produção têxtil

Depois de ser proibido por mais de 80 anos nos EUA, por possuir (baixas!) concentrações de THC, um dos princípios…

2 dias atrás

Cientistas desenvolvem vacina contra câncer de mama e ovário

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma vacina potencial contra o câncer de mama que pode estar disponível para o público…

3 dias atrás