Share This Article
Les Avanchets, Genebra, Suíça. Este é o endereço dos sonhos de qualquer hortelão urbano, de acordo com o fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Ele postou em seu site foto da cidade europeia, onde praticamente todas as casas possuem uma horta urbana.
A ideia é que cada morador cultive, no próprio jardim, as frutas e verduras que mais gosta, mas não restrinja a dieta de sua família apenas a elas. Por lá, todos têm a cultura de trocar alimentos orgânicos com os vizinhos, ampliando as possibilidades de alimentação (saudável!) e estimulando a integração social. É ou não é uma boa ideia?
A prática já existe em Les Avanchets há anos e, segundo Arthus-Bertrand, é herança da Primeira Guerra Mundial. Após o fim dos conflitos, no século 20, o governo da Suíça, entre outros países da Europa, deu aos trabalhadores alguns loteamentos de terra, para que tivessem a oportunidade de reconstruir suas vidas, e assim teve início a cultura da agricultura urbana no país.
Séculos depois, a Suíça já soma mais de 50 mil hectares de hortas urbanas em seu território e tem o conceito de jardinagem comunitária cada vez mais forte entre seus moradores. Que tal também lançar a moda na sua rua? De pouquinho em pouquinho, você pode ajudar a criar mais uma cidade como Les Avanchets – dessa vez, no Brasil.
Foto: Yann Arthus-Bertrand/Divulgação
13 Comments
Caio César
Brilhante! Eis uma cidade que eu preciso visitar um dia! hahaha
Murilo Fernandes
Olá Caio! Seja bem vindo ao projeto Menorah então. Criaremos um país auto-sustentável, onde a jardinagem comunitária será comum. Além de pomares enormes que estão sendo plantados em nosso pequeno território.
Dione
Adorei a idéia. Tenho um sonho de realizar uma horta comunitária e ainda construir um cooperativa com artesãs para reciclagem do lixo, inclusive o orgânico para fazer compostagem pra horta e o Viveiro. Mas falta recursos e interesse das pessoas a quem eu recorro.
simonevitrrio
É um exemplo pra todo mundo, mais orgânico, menos embalagens, mais árvores nas matas, mais consciência, menos lixo, mais vida. O bom da internet é esse vínculo, essa parceria para cada um mostrar o que tem de bom e praticar
Dermeval p. Maciel
Adorei hortas caseira
Marcia
E uma ideia muito boa, principalmente se levar em conta que tudo na Suica e carissimo, muitos dos vegetais e frutas sao importados….
wilson de souza nogueira
Quero visita-la também