Share This Article
Ciclovias estão expostas, o tempo todo, ao sol. Então, por que não utilizá-las para produzir energia limpa? A sacada veio da empresa TNO, que está instalando na cidade holandesa de Krommenie a primeira ciclovia solar do mundo.
Inaugurada em novembro, a SolaRoad é composta por resistentes placas de vidro (capazes de suportar o peso de um caminhão), recheadas com células fotovoltaicas de silício. Assim, durante todo o dia, a ciclovia é capaz de converter a luz do sol que irradia sobre ela em eletricidade.
Para evitar altas expectativas, a fabricante avisa: a produção de energia solar em telhados é mais efetiva do que na pista, por conta da ausência de inclinação. Ainda assim, a SolaRoad promete ajudar a esverdear a matriz energética da cidade, contribuindo para a iluminação das ruas e dos semáforos de Krommenie.
Por enquanto, apenas 70 metros de ciclovia solar foram construídos no município. A ideia é ampliá-la para 100 metros até 2016 e observar o desempenho da tecnologia. Se realmente funcionar, a TNO promete implantar centenas de quilômetros de SolaRoad pela Holanda (e, quem sabe, pelo mundo).
Foto: Divulgação/SolaRoad
1 Comment